Para iniciar ou impulsionar atuação no seguro viagem, produto de venda complexa, que exige atendimento especializado e experiência para seleção do fornecedor certo para cada ocasião, os corretores de seguros da SegPartners contam com o especialista Renato Spadafora, proprietário da Decole Seguro Viagem.

Sua experiência com seguro viagem remonta a 1998, quando Renato Spadafora trabalhava como gerente de marketing numa companhia de seguros suíça e visitou vários países para estudar soluções que pudessem ser trazidas para o Brasil. “Depois de percorrer diversos países da Europa e da América do Norte, dentre as ideias de novos produtos eu trouxe na mala a proposta de lançarmos o seguro viagem”, recorda.

Naquela época o produto ainda não era regulamentado pela Susep, era um misto de seguro de morte acidental em viagem garantido pela seguradora e uma cobertura médica emergencial oferecida por uma empresa de rede médica internacional. Depois de quatro anos à frente desta unidade comercial voltada ao turismo, Renato Spadafora foi convidado pela maior empresa de assistência em viagem da época para trabalhar como diretor comercial com a missão de desenvolver o canal de corretores e consultoras de benefícios focadas no segmento corporativo.

Com a SegPartners, o especialista estabeleceu uma relação de muita simbiose, pois o grupo valoriza e promove a ajuda mútua entre os corretores associados, tanto em retaguarda operacional como na linha de frente, buscando promover o apoio técnico de especialistas para que todos possam operar em ramos que não conhecem em profundidade.

“É um encontro de propósitos. A Decole é uma assessoria que visa formar, promover e apoiar nas vendas e nos sinistros ou acionamentos do seguro”, defende Renato Spadafora.

O formato de assessoria da Decole garante recursos de marketing, tecnológicos, técnicos e de apoio operativo para que o corretor se sinta 100% respaldado para comunicar sobre o produto para seus clientes pessoas físicas ou jurídicas. “Nos negócios corporativos é onde se encontram as maiores e melhores oportunidades, e onde eu pessoalmente mais tenho experiência para agregar e compartilhar com meus amigos corretores afiliados”, ressalta.

A parceria funciona basicamente em dois modelos. O primeiro, normalmente adotado para aquele corretor que praticamente não opera com seguro viagem, conta com a Decole desde o atendimento a um lead de um cliente interessado.

A Decole entende a necessidade do cliente indicado pela corretora, faz a busca dentre as suas mais de 12 opções de empresas especialistas, fecha a venda, emite o seguro e envia para o cliente e seu corretor e mensalmente faz o repasse da comissão das vendas realizadas no mês anterior. O segundo modelo é normalmente adotado por corretoras que já deram seus primeiros passos e se sentem mais aptas a apresentar, cotar e explicar para seus clientes pessoas físicas ou pessoas jurídicas.

Desta forma, a corretora recebe um acesso ao sistema de uma ou mais empresas de assistência em viagem, ficando mais autônoma para cotar, fechar e emitir o seguro. Neste segundo formato a Decole dá apoio se necessário e acionado pela corretora, para a venda e o pós-venda.

“Mais recentemente desenvolvemos produtos especialmente pensados no público das corretoras da SegPartners, como o seguro de múltiplas viagens anual doméstico, voltado para viajantes frequentes no Brasil e que não possuem um plano de saúde com cobertura e rede nacional”, conta Renato Spadafora.

Segundo ele, a novidade está fazendo muito sucesso, em decorrência da dificuldade atual de se ter e manter um plano de saúde de rede nacional. “O seguro viagem nacional já é válido para deslocamentos de qualquer meio de transporte acima do 50 km do local de residência e pode garantir o atendimento médico pelo Brasil”.

Apoio especializado

Cristiano Lago, da Lago Corretora de Seguros, é um dos corretores que têm usufruído da parceria. “Eu vendia seguro viagem, mas sempre de uma seguradora parceira. Quando conheci o Renato, percebi sua expertise e acesso a outras companhias especializadas no produto”, conta. Um caso recente comprovou a importância de contar com a assessoria de um especialista.

“Uma cliente fez uma grande viagem por vários países e quando estava na Tanzânia, na África, um local remoto, passou muito mal e foi levada pelo gerente do hotel ao hospital mais próximo. Ela enviou mensagem de madrugada pedindo ajuda, pois a companhia do seguro viagem dizia que aquele hospital não fazia parte da rede credenciada, portanto não haveria cobertura para o atendimento. Entrei em contato com a equipe da Decole, que intermediou as tratativas, alegando a situação de urgência para atendimento em hospital mais próximo, e o resultado foi que a empresa incluiu este hospital em sua rede credenciada, entendendo que era o mais adequado para os turistas”, relata.

Corretor de seguros generalista, Cristiano reconhece que, sozinho, dificilmente teria conseguido esta solução. Com o suporte, o profissional ganhou segurança para oferecer cada vez mais seguro de viagem a seus clientes e, por viajar frequentemente com a esposa Marcia, não fica sem a proteção.

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