O ICSS é um indicador mensal organizado pela Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) que mede a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Em todos os finais de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em cada oportunidade.

Em setembro, o setor de seguros continuou otimista, expectativa favorável desde o início desse ano. Atualmente, o patamar médio dos indicadores de confiança se situa em torno de 120 pontos. A seguir, os últimos números obtidos.

Abaixo, as expectativas nesse momento para as grandes corretoras de seguros, nos três fatores (economia, faturamento e rentabilidade) usados no cálculo do ICGC. Observar que não há nenhuma avaliação “Pior” ou “Muito Pior”.

Nesse momento, o valor do ICGC é de aproximadamente 130 pontos, número mais alto nos últimos doze meses. Abaixo, como ilustração, a evolução do ICES.

A seguir, os três fatores utilizados no cálculo do ICES.

Abaixo, o posicionamento dos fatores do ICES em setembro de 2022.

Por fim, a evolução do indicador ICGC.

O Índice de Confiança do Setor de Seguros está disponível na íntegra neste link.

N.F.
Revista Apólice

The post Segundo pesquisa da Fenacor, mercado de seguros se mantém otimista appeared first on Revista Apólice.